Como vimos em nosso artigo anterior, o cenário complexo vivido pelas instituições educacionais exige maior profissionalismo no processo de gestão de pessoas.
A Oficina da Estratégia tem uma larga experiência dentro do mundo organizacional atendendo empresas como Bunge, Blindex, Camargo Corrêa, Itaú, Novartis, Samsung e Philips. E a nossa paixão pela área da educação fez com que começássemos a levar esse conhecimento do mundo organizacional para as instituições de ensino. Hoje, atendemos as principais escolas de São Paulo com soluções de pesquisa e gestão. Acreditamos no poder transformador da educação e queremos contribuir nesse desenvolvimento.
Nesse contexto, desenvolvemos uma metodologia para apoiar o desenvolvimento profissional do professor. Sabemos que ele é uma figura chave para a construção de mudanças dentro das instituições. Nossa metodologia envolve 5 etapas que podem ser contratadas de forma individual, dependendo da necessidade e nível de gestão de cada instituição. Conheça melhor cada uma dessas etapas:

  1. Mapeamento das competências necessárias: Dentro da instituição realizamos um trabalho para o mapeamento das competências essenciais e distintivas da instituição. As competências essenciais são aquelas  fundamentais para a  sobrevivência da organização e centrais em sua estratégia. As competências distintivas são reconhecidas pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores; conferem à organização vantagens competitivas. Nesse sentido, investigamos quais são as competências essenciais e distintivas necessárias para o professor de determinada instituição.
  1. Avaliação das competências: Após o mapeamento das competências, desenvolvemos um instrumento de pesquisa online para avaliação das competências do professor.  Com essa avaliação, cada professor terá um painel gráfico que apresenta sua pontuação em cada competência comparada com a média geral. Assim, é possível identificar seus pontos fortes e pontos de desenvolvimento.
  1. Feedback e Desenvolvimento de PDI: Nessa etapa, capacitamos os coordenadores acadêmicos com técnicas de feedback para o processo de devolutiva dos resultados aos professores. Além disso, orientamos em relação a construção dos Planos de Desenvolvimento Individual (PDI). Nossa sugestão é que cada professor tenha seu PDI.
  1. Coaching: Pela definição da International Coach Federation (ICF) coaching é fazer uma parceria com os clientes em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional. Com base na etapa 2 (avaliação das competências) teremos um quadro com as competências críticas de desenvolvimento dentro da instituição. E assim, trabalharemos essas competências com grupos de professores. Oferecemos também o formato de coaching individual.
  1. Avaliação e Monitoramento: Após finalizarmos o processo de coaching, chega o momento do professor ser o protagonista do processo e dar continuidade ao seu plano de desenvolvimento individual. Nessa etapa, construímos junto com a instituição, um modelo para dar continuidade a avaliação desses profissionais e assim monitorar o processo para que ajustes possam ser realizados.

Acreditamos no poder transformador de um professor engajado em sala de aula. Nossa metodologia parte de um pressuposto: a confiança no desenvolvimento humano quando o ambiente oferece o suporte necessário. Talvez por isso Goethe nos inspire tanto quando dizia: “trate as pessoas como se elas fossem o que poderiam ser e você as ajudará a se tornarem aquilo que são capazes de ser.”