Estamos chegamos ao final do ano e você certamente está em fase de planejamento da sua área ou do seu negócio para 2017. Considerar os projetos de pesquisa que apoiam o direcionamento das suas ações de mercado pode fazer toda a diferença na concretização dos seus planos.
Em um ambiente de negócios como o que estamos vivendo hoje, o valor da pesquisa de mercado se torna ainda mais significativo no processo de tomada de decisões.
O levantamento feito por uma empresa séria serve para ajudar você a prever riscos e traçar perspectivas. Por meio dos dados estudados, você conseguirá entender possibilidades de expansão ou direcionamento do seu negócio.

Conheça o perfil da empresa e seus profissionais

O primeiro passo é ter informações sobre a empresa que você pensa em contratar. Não tenha medo de pesquisar na internet, em sites de reclamações, em redes sociais e outros recursos que você tenha disponíveis. Peça também indicações de profissionais do mercado em quem você confie e busque informações sobre quem conduzirá o levantamento.
Lembre-se de que, ao conduzir um projeto de pesquisa de mercado, a empresa contratada terá acesso a dados muito importantes do seu negócio.  Garanta que ela trabalhe com as melhores práticas de mercado, garantindo sigilo e confidencialidade dos dados.
Busque identificar os diferenciais que a empresa pode te oferecer. Você certamente encontrará soluções de pesquisa em que o fornecedor se concentra apenas na entrega do relatório final, bem como empresas com uma proposição mais consultiva, que apoiam desde o entendimento e leitura do mercado até a estruturação de planos de ação e monitoramento.

Saiba quem são os clientes atendidos

Procure por antigos trabalhos da empresa, veja quem são os principais clientes e procure conhecer o histórico e a reputação dessa companhia no mercado. Confira também se ela já realizou pesquisas semelhantes às demandas do seu negócio.

Pesquise quem são os concorrentes

Parece óbvio, mas você deve contatar mais de uma empresa antes de tomar uma decisão. Conheça o perfil de quem fará sua pesquisa, como ela se posiciona no mercado e em relação aos concorrentes, que tipo de cliente costumam atender e quais são seus diferenciais. É claro que você pode levar em conta o preço, mas não se baseie apenas nisso. É mais importante conhecer a empresa que será sua parceira. Isso fará com que você se sinta seguro na hora de contratar.

Verifique a capacidade de customização dos projetos

Todo projeto de pesquisa começa com uma questão que precisa ser respondida. Se a sua empresa tem uma necessidade muito específica, o estudo deve cobrir a demanda por dados referente à área que você e a sua equipe querem atingir. Quando procurar pela empresa que fará sua pesquisa de mercado, certifique-se de mencionar essa necessidade, oferecendo todas as informações relevantes para um bom briefing. A customização do projeto de pesquisa, desde a definição das metodologias e técnicas a serem utilizadas, certamente trará maior relação entre as informações pesquisadas e as necessidades do seu negócio.

Pergunte sobre as metodologias utilizadas

Isso também faz parte de um processo de adaptação da pesquisa ao seu negócio. Verifique se a empresa utiliza métodos qualitativos e quantitativos, e em que momentos do processo ela indicará um ou outro. É importante que você entenda como o procedimento é feito, para ter uma visão geral sobre os resultados obtidos.
As decisões relacionadas a um negócio sempre envolvem certo grau de incerteza, já que uma empresa sempre sofre influência de diversos fatores, em diferentes áreas. Por isso, ao escolher a empresa que fará sua pesquisa de mercado, tenha em mente qual é o perfil dela, a experiência dos profissionais, a metodologia utilizada e a capacidade de customização da pesquisa ao seu projeto.
Se nesse processo de escolha, você quiser falar com profissionais experientes no tema sobre a sua necessidade de pesquisa, entre em contato conosco.