No mundo corporativo, o trabalho em grupo possui um papel essencial na criação e inovação dentro da companhia, bem como na solução de questões e problemas. Porém, para que seja, de fato, efetivo e construtivo, o trabalho em grupo não pode ser realizado de qualquer forma. Existem métodos e processos já instituídos no mundo empresarial que, quando bem aplicados, elevam de maneira significativa os resultados desse tipo de trabalho.

No post de hoje, trouxemos 3 metodologias de trabalho em grupo para que você possa aplicar em sua empresa. Confira!

1. Roda de conversa

É considerado o método mais “básico”, mas é muito eficiente. Através da organização do grupo em uma roda, de maneira que todos os participantes possam se enxergar, um mediador responsável propõe o assunto ou questionamento a ser discutido.

O ato de conversar, de modo geral, promove uma ampla troca de experiências, desabafos e opiniões. Assim, a Roda de Conversa estimula essa troca e é capaz de gerar uma rica produção de dados significativos. Os atos de concordar, discordar e complementar as falas anteriores promovem o aprofundamento e maior reflexão das questões propostas.

Através do exercício da fala e da escuta ativa, em um ambiente onde todos se sintam a vontade, é possível incrementar a discussão a níveis elevados de produtividade e encontrar soluções inovadoras para diversos tipos de problemas ou questões.

2. Open space

Bastante utilizado quando se precisa mediar e discutir questões com grupos grandes e diversos. Através da criação de um “espaço aberto” (open space), os próprios participantes propõem e se responsabilizam pelos temas a serem abordados, criando a agenda da reunião/evento.

Esse método é uma maneira de transformar cada membro do grupo em protagonista do processo, fazendo uso da capacidade de auto-organização do grupo como um todo. Geralmente, o open space é utilizado para planejamento de ações, resolução de conflitos e para a geração de novas ideias.

Por seu caráter mais “livre” e focado na auto-organização dos participantes, o open space só tem uma regra clara, a chamada “lei dos dois pés”, que diz: “se você está em um lugar onde não esteja nem contribuindo, nem aprendendo, use os seus dois pés e vá para outro lugar”.

3. World Cafe

O World Cafe é um modelo de conversação que promove diálogos construtivos, através do acesso à inteligência coletiva, criação e troca de conhecimentos. Para realizá-lo, é necessário organizar em um espaço, mesas redondas, com 4 a 5 cadeiras cada uma. Em cada mesa são colocados canetas coloridas e papéis toalha.

O grupo, então, é dividido em subgrupos, que se sentam nas mesas e discutem sobre um tema/pergunta definida por um mediador. As ideias e conclusões são anotadas e, após 20-30 minutos, os participantes da mesa, exceto um, mudam para diferentes mesas.

A pessoa que permaneceu na mesa tem a tarefa de apresentar as conclusões anotadas aos novos companheiros e buscar saber o que foi compartilhado nas demais mesas. As novas discussões geradas são também anotadas, gerando uma ampla troca de conhecimentos. Passado o tempo, uma nova rodada é iniciada. Esse método é excelente para criar sinergia e comprometimento em todo o grupo.

Agora é a sua vez! Você utiliza alguma dessas metodologias descritas para o trabalho em grupo em sua empresa? Conte para a gente nos comentários e enriqueça a discussão sobre esse assunto!