Rede de computadores, smartphones, tablets, Wi-Fi, redes sociais. Uma lista interminável de inovações tecnológicas que revolucionaram a forma de nos comunicar e a maneira de lidarmos com o conhecimento. Que tendências pedagógicas vão dar conta de toda essa evolução?
Diversos modelos de educação foram criados a fim de contribuir para o aprendizado dos alunos e é importante que tais métodos continuem se desenvolvendo para alcançar todo esse progresso científico.
geração Y foi profundamente afetada nesse processo e já faz tempo que se fala na geração Z – uma geração formada por jovens que nasceram a partir do final da década de 90 e cresceram num mundo de grandes e empolgantes avanços tecnológicos. Ao passo que muitos deles já estão se formando, o desafio atual das escolas consiste em adaptar seus métodos de ensino a fim de acompanhá-los.
A seguir, reunimos as principais tendências pedagógicas que lançam mão do que há de mais novo a fim de otimizar seus resultados nas salas de aula. Acompanhe!

Desenvolvimento de competências e habilidades

Diante de tantas mudanças tecnológicas, mudou também a forma como a escola lida com o processo de ensino-aprendizagem. A transmissão de conteúdos formais já deixou de ser o único aspecto a ser desenvolvido em sala de aula. Pesquisas recentes apontam a necessidade de uma educação que desenvolva a criança e o jovem de forma integral em todos os seus aspectos ou competências.
O estudo publicado no livro “Educação para a Vida e para o Trabalho: Desenvolvendo Transferência de Conhecimento e Habilidades do Século 21” realizado pela National Research Council definiu quais competências devem ser desenvolvidas, separando-as em três domínios principais:

  • Cognitivo: baseia-se no desenvolvimento da memória, criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico e outros do gênero;
  • Intrapessoal: tem a ver com o comportamento, autocrítica, ética e o conceito que o jovem tem de si mesmo;
  • Interpessoal: refere-se a habilidades tais como trabalhar em equipe, colaboração e liderança;

Tendo esses conceitos em mente, as tendências pedagógicas atuais buscam métodos e recursos que visam desenvolver esses domínios. É sobre essas práticas que vamos falar agora.

Uso de novas tecnologias

  • Dispositivos móveis. É certo que smartphones e tablets têm sido motivo de dor de cabeça para muitos professores. Mas, na verdade, tais ferramentas podem ser aliadas importantes, e a tendência é que sejam cada vez mais aproveitadas no uso de mídias digitais, aplicativos, dentre outros;
  • Redes Wi-Fi. Essa conexão sem fio possibilita ambientes online e off-line capazes de conectar o aluno a um mundo de recursos e conhecimentos, num esquema colaborativo, do qual falaremos mais um pouco depois;
  • Mídias digitais. Embora recursos audiovisuais já sejam usados, a ideia é que a comunidade escolar também possa produzir um material didaticamente relevante e que os próprios alunos usem tais artifícios em trabalhos e exercícios.

Flexibilização do currículo escolar

  • A fim de atender a diversidade tão presente no ambiente escolar, o currículo torna-se mais personalizável, tendo o aluno como centro do processo;
  • A instituição escolar passa a escutar mais ativamente pais e alunos, num ambiente participativo, onde o diálogo se torna mais constante.
  • O uso de pesquisas por parte da escola ajuda na identificação de problemas e potencialidades, um diagnóstico que viabiliza adaptação do currículo.

Ambientes colaborativos

  • Numa escola conectada, o conhecimento é facilmente construído e compartilhado;
  • A interação entre os alunos se amplia além das paredes da sala de aula. A internet viabiliza esse inter-relacionamento virtual. Redes sociais tornam-se companheiras nesse processo.

Gamification como tendência pedagógica

  • Muito mais do que usar jogos educativos, é uma aprendizagem baseada em elementos encontrados nos games, utilizando os mesmos mecanismos, como desafios, missões e premiação;
  • Esse tipo de tendência beneficia o desenvolvimento cognitivo dos jovens por seu apelo à solução de problemas e desenvolvimento do pensamento estratégico.

Em todas essas tendências pedagógicas fica claro o largo uso das novas tecnologias e da participação ativa de pais e alunos no processo de ensino-aprendizagem. A escola escuta de forma ativa suas preocupações e expectativas e, desse modo, incentiva o aluno a tornar-se muito mais engajado e produtivo.
E então, qual dessas tendências pedagógicas você mais gosta? Emprega alguma delas na sua escola? Deixe seu comentário e participe da conversa! E claro, não esqueça de baixar nosso e-book!