Movimento Por Um Trabalho Com Sentido twitter Linkedin Facebook
Oficina da Estratégia

Programas de Formação

Acreditamos que o grande desafio para os programas de formação não é o conteúdo a ser transmitido, mas sim a forma (como) que o conteúdo é transmitido.

Vivemos na era de informação e existe uma imensa quantidade de dados disponíveis, contudo cada vez mais é questionado o quanto do conteúdo transmitido é aplicado na prática. Assim, na nossa visão, um programa de formação só é efetivo quando alguma transformação acontece no individuo e no grupo.

Desenhamos programas de formação baseados na Andragogia (pedagogia de adultos), no caminho da aprendizagem da Antroposofia e no modo de aprendizagem do Ser de Erich Fromm.

E para isso, adotamos alguns pressupostos básicos (baseados no ensinamentos da Adigo e Germinar):
“Por a mão na massa”, isto é, incluir prática, participação de pessoas;
Trabalhar em equipe;
Trabalhar com perguntas e não com afirmações;
Realizar atividade conectadas com a realidade do grupo;
Entender a realidade do cliente é fundamental no processo do aprendizado. Uma vez que para os adultos não importa só o conteúdo que está sendo ensinado, mas também que esse conteúdo faça sentido e possa ser colocado em prática. No caminho da descoberta, o conhecimento é descoberto a partir de situações práticas, por meio da experiência e do erro que leva à descoberta do conceito. Essa é a forma que a vida nos ensina.

E segundo Erich Fromm:
“O processo de aprendizagem tem uma qualidade totalmente diferente para estudantes no modo ser de relacionamento com o mundo. […] Eles pensaram antes nos problemas de que tratarão as palestras e levam em mente algumas questões e problemas próprios. Ocuparam-se do tópico e ele lhes interessa. Em vez de serem receptáculos passivos de palavras e ideias, eles prestam atenção, ouvem, e, mais importante, recebem e reagem ativamente, de modo produtivo. Aquilo que ouvem estimula seus próprios processos de pensar. Novas questões, novas ideias e novas perspectivas surgem em suas mentes. Sua atenção é um processo vivo. […] Cada estudante foi atingido e modificou-se: cada um deles ou delas é diferente após a palestra em que relação ao que era antes dela.”

Entre em contato conosco para que possamos entender a sua realidade e assim desenharmos um programa de formação aderente ao seu contexto.

Saiba +