Geralmente, a pesquisa de mercado é utilizada pelos gestores de negócios antes da abertura da empresa, visando conhecer o público alvo, fazer projeções de vendas, levantar tendências, ameaças e oportunidades de mercado, assim como, identificar a concorrência. Quando a viabilidade do projeto é confirmada, montam seu plano de negócios e colocam em funcionamento as engrenagens empresariais. Mas, ao longo de todo o ciclo de vida da empresa, os gestores de negócios – especialmente de empresas de médio e grande porte – podem e devem lançar mão desta valiosa ferramenta para alavancar resultados.

Objetivos de pesquisa

A pesquisa de mercado pode ser feita para apoiar o processo decisório sobre: expansão de negócios; lançamento ou reposicionamento de produto; análise da satisfação de clientes com produtos, serviços, canais de venda/atendimento/distribuição; medição da participação de mercado; análise de percepção de marca e eficácia de campanhas de marketing/endomarketing; teste de aceitação de produto ou embalagem; pesquisa de clima organizacional, dentre outras.

Tipos de pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado podem ser quantitativas – que geram dados estatísticos e/ou numéricos – ou qualitativas – que geram conhecimento com base em aspectos subjetivos – podendo se desenvolver por meio de entrevistas estruturadas (com questões fechadas), entrevistas semi-estruturadas (com questões abertas e questões fechadas) e entrevistas não estruturadas (com questões abertas).

Ferramentas de apoio à pesquisa de mercado

Quando associada com soluções de business Intelligence – BI (inteligência de negócios) e big data (business analytics – análises de negócios), as pesquisas de mercado proporcionam resultados exponenciais, pois podem ter suas premissas baseadas em informações seguras e confiáveis. Neste caso, as pesquisas servem para esclarecer pontos obscuros ou validar questões/hipóteses, para que o processo decisório seja mais assertivo.

Envolvimento dos gestores

É imprescindível que o contratante participe de todas as etapas do processo de pesquisa, contribuindo com sua experiência e vivência de negócio, desde a escolha do tema e das técnicas corretas de pesquisa, até a análise criteriosa dos resultados alcançados. Sempre que possível, vale a pena envolver os gestores chave da organização neste projeto, para torná-lo mais rico.

Insights de negócios

A análise de fatos e dados resultante da pesquisa de mercado, pode gerar excelentes insights de negócios – percepção de oportunidades, solução de problemas e questionamentos, aquisição ou ampliação de conhecimento, descobertas inesperadas, etc. – possibilitando o surgimento de ideias com grande potencial de lucratividade ou que promovam ganhos de escala.

Compartilhe os insights gerados com sua equipe, para elaboração de planos de ação de melhoria de gestão e desempenho organizacional ou transformação do seu negócio. Para medir o andamento das melhorias implantadas, podem ser realizadas pesquisas pontuais que nortearão incrementos ou ajustes nas ações planejadas.

As pesquisas de mercado geram valor e dão suporte consistente aos gestores de negócios na tomada de decisão, por isso, deveriam ser agregadas às ferramentas cotidianas de gestão empresarial. Pense nisso!

Caso suas pesquisas não estejam gerando insights, ações e melhorias de resultados, faça contato conosco ou deixe seus comentários! Transformamos informações em insights e resultados para o seu negócio.