Em um mundo conectado e competitivo, onde a rapidez de raciocínio, uma boa bagagem de conhecimentos e atitudes assertivas fazem a diferença entre a sobrevivência do negócio e a excelência de uma boa gestão, é sempre bom ter referências de peso.
Para que você aprimore sempre seus conhecimentos em pesquisa, planejamento e gestão, separamos uma coleção de livros que abordam o comportamento humano de uma forma inovadora, desconstruindo nosso olhar e permitindo novas interpretações e insights.

1. A Quinta Disciplina, por Peter Senge

“O futuro das organizações – e nações – dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente.” 
A grande missão desta obra é mostrar que as organizações devem reconsiderar suas estruturas, seus formatos de treinamento e desenvolvimento, adotando formas de melhorias internas que conseguirão proporcionar melhores condições de trabalhos para todos os seus colaboradores.
Com a leitura deste livro, pode-se conseguir atingir a consciência da necessidade de uma organização viva e que tem a capacidade de aprender. Para isso, Senge fala principalmente sobre o pensamento sistêmico.
Ele trata também a respeito da visão compartilhada, do aprendizado em grupo, de modelos mentais e o domínio pessoal conjugado com o lado profissional.

2. Design Thinking, por Tim Brown

“Nesses tempos de mudança precisamos de novas escolhas porque as soluções existentes são simplesmente obsoletas”
Dentre os mais famosos livros sobre gestão, e best seller de 2009, esta obra trata da metodologia que ganhou o mundo e que ainda goza de um prestígio invejável por outros autores.
Voltado para uma liderança com uma forte base na criatividade organizada para produzir resultados, o autor explica que, independente do cargo, função ou área de atuação, uma boa e orientada forma de repensar e utilizar a criatividade dentro das organizações pode trazer ótimos benefícios na hora de resolver problemas ou reinventar processos e produtos.

3. Modernidade Líquida, por Zygmunt Bauman

“Entender como o mundo funciona, para que possamos operar nele.”
Bauman criou um conceito de modernidade que compara a dinâmica das relações sociais modernas à fluidez dos líquidos.
Para o autor, a incerteza e a inconsistência do desaparecimento de pontos firmes das referências sociais geram relações mais voláteis. Ele trata, então, da individualização presente em um mundo onde o sujeito é livre, pelo menos em alguns aspectos, para definir a si mesmo por meio da sua própria força e sob suas convicções.

4. Previsivelmente Irracional, por Dan Ariely

“Quando se trata de tomar decisões, acreditamos estar no comando e fazer escolhas racionais. Mas será que isso é verdade?”
Normas sociais, emoções, expectativas, relatividade e o apego são as razões de sermos todos previsivelmente irracionais. Pelo menos essa é a chave do raciocínio de Ariely para demonstrar que temos uma lógica “defeituosa” provocada por essas forças invisíveis.
Por isso temos tantas dificuldades de honrar compromissos que firmamos, acabamos tendo juízos de valores distorcidos e também uma força de vontade instável.
Ler essa obra vai ajudar a entender um pouco mais sobre como vemos e reagimos ao mundo que nos cerca, pessoal e profissionalmente.

5. A Lógica do Consumo, por Martin Lindstrom

“Não dizemos tudo que pensamos, e constantemente nossos desejos estão em conflito com nossos próprios valores morais.”
Depois de estudar 2000 voluntários por cerca de 3 anos, Lindstrom desenvolve uma teoria a respeito da lógica do consumo.
Analisando os resultados de sua pesquisa, ele aborda como as formas de pensarmos, sentirmos e desejarmos criam um sistema de tomada de decisão que repele ou não todas as formas de bombardeio de anúncios e publicidade a que somos expostos a cada instante vivido em uma sociedade totalmente voltada para o consumo.
Seja qual for o foco – comportamento de consumo, comportamento organizacional, comportamento geracional – no fundo estamos falando sobre o comportamento humano e como ele afeta nossas escolhas e decisões. Certamente a leitura desses títulos podem proporcionar a você uma visão mais crítica e um maior entendimento sobre o comportamento com um todo, seja no âmbito individual ou em sociedade. E a compreensão do comportamento é fundamental para que possamos tomar boas decisões seja em Marketing, Recursos Humanos, como líderes e gestores, enfim nas mais diversas áreas da atuação.
Se você gostou da nossa lista, não deixe de entrar em contato conosco para saber como podemos te ajudar a desenvolver um projeto de pesquisa sob medida para a sua organização.