A escola é, sem dúvidas, uma das grandes responsáveis pela formação dos indivíduos. Para além da própria família e demais instituições, a rede de ensino em que um aluno é matriculado fará parte de sua vida por um bom tempo. Ao desenvolver formas de manter um relacionamento forte e duradouro com os alunos, após o término do ciclo escolar, as instituições de ensino podem retroalimentar o seu sistema, estabelecendo redes de apoio fortes e consistentes, além de compreender o impacto da formação na vida dos indivíduos e avaliar, assim, o seu papel de forma mais integrada e sistêmica.
Você sabia que a indicação de ex-alunos ou pais e alunos atuais é responsável por mais de 80% das escolhas de colégio na rede privada?
Então, se a sua instituição de ensino ainda não desenvolveu um programa de relacionamento com os alunos egressos, precisa começar a pensar no assunto.

Qual a importância de manter um relacionamento com egressos?

A importância para a escola

Todos os investimentos da escola são voltados para que os alunos tenham uma boa formação e saiam satisfeitos. Entretanto, como você pode saber que todo o seu trabalho funcionou?
Por meio de um relacionamento com egressos, você será capaz de definir se sua estratégia de captação e formação de alunos está correta. Afinal, de nada adianta seus alunos saírem da escola sem que você saiba o que eles conquistarão depois. Será que a escola realmente foi como eles esperavam? Ela realmente os ajudou a alcançarem os objetivos?
Manter um relacionamento com egressos significa avaliar o desempenho de sua escola. Fazendo isso, além de começar a cultivar uma boa imagem — o que pode atrair ainda mais alunos, por meio do marketing boca a boca —, você também colocará sua instituição em caminhos mais assertivos.

A importância para os alunos

Não pense que manter um relacionamento com egressos é algo positivo apenas para as escolas. Na verdade, essa estratégia é extremamente interessante para os próprios ex-alunos.
Ao criar formatos de relacionamento entre os egressos e a instituição é possível se estabelecer uma rede de apoio e amizade que pode gerar impactos relevantes para os seus participantes durante toda a vida. Isso transforma toda a relação entre os indivíduos e a rede de ensino em um sistema mais dinâmico e humano.
As instituições de ensino tem um papel importante e circular na vida das pessoas. Em um primeiro momento, alunos; em um segundo momento, pais de alunos. O ex-aluno precisará buscar no futuro uma escola para os seus filhos. Se a escola onde estudou é uma referência importante na vida do indivíduo, certamente será uma das opções avaliadas.

E como fazer isso dar certo?

Existem algumas técnicas que podem ajudar a criar este vínculo entre a escola e os recém-formados. Elas são bem simples, mas, com o tempo, podem se tornar fontes de dados importantes para as suas estratégias. Veja duas delas, de extrema importância:

Pesquisas de opinião

Ao se formar, os alunos pegam o seu diploma. Mas, e se, junto a esse importante documento, eles também respondessem a um rápido questionário? Isso ajudará você a entender melhor a percepção do formando sobre os anos que ele passou no colégio.
Perguntas objetivas trazem resultados mais simples e fáceis de interpretar, mas as questões abertas também criam um espaço livre para expressar opiniões. Saiba balancear as duas e entenda que ambas são necessárias.
Elabore questões sobre tudo que você julgar relevante, por exemplo:

  • os professores;
  • a estrutura do colégio;
  • a qualidade do conteúdo;
  • as normas da instituição.

Pergunte também sobre o futuro do egresso: para onde ele irá? O que ele pretende fazer? Tudo isso pode ajudar a traçar um perfil melhor dos alunos.
Crie pesquisas sistemáticas para acompanhar a vida e as escolhas de carreira dos egressos. Essas informações podem ajudar a correlacionar escolhas profissionais com as habilidades e competências desenvolvidas na época da escola.

Grupos de egressos

Assim como dito, grupos de egressos podem gerar resultados. Que tal fazer um grupo no Facebook, por exemplo, para cada ano dos formados? As discussões dentro deles podem gerar bons dados para interpretação.
Crie valor para que o ex-aluno se interesse em manter o relacionamento com a instituição de ensino. Para tanto mantenha-se atualizado sobre as necessidades e expectativas do grupo por meio de pesquisas rápidas e simples.
Encontros, pequenas festas e reuniões também fazem parte da construção positiva da imagem de seu colégio — um dos mais importantes pontos para que a captação de alunos por meio do marketing espontâneo seja efetiva.
Mas não se esqueça: nada disso vai adiantar, se você não procurar manter um bom relacionamento com os seus alunos atuais desde já. Pense nisso antes de colocar qualquer estratégia em prática!
Não deixe de seguir as nossas dicas para manter o relacionamento com egressos! Continue com a gente e confira algumas dicas para melhorar a comunicação em sua instituição de ensino!