Hoje em dia, o que toda equipe de marketing busca é saber como entender o comportamento do consumidor para conseguir dialogar com ele de forma direta e  efetiva. Porém, para conseguir esse entendimento, é preciso seguir dois passos: levantar dados sobre o comportamento do consumidor e, em seguida, interpretá-los.

Mas, como cumprir essas duas etapas de maneira eficiente? É o que vamos descobrir no artigo de hoje. Continue lendo!

Como obter os dados necessários para entender o comportamento do consumidor?

O primeiro passo para começar a vislumbrar um entendimento sobre o comportamento do consumidor é investir na obtenção de dados e informações sobre o target. Sem esses dados, qualquer conclusão ou insight sobre os consumidores não passarão de mero palpite.

Existem diversas estratégias que a empresa pode utilizar a fim de obter as informações das quais precisa para compreender o comportamento do consumidor. Confira, abaixo, algumas delas:

Google Analytics

Para quem trabalha com marketing digital, possui um site, página no Facebook, e-commerce ou utiliza ferramentas de e-mail marketing, o uso de aplicativos como o Google Analytics é uma excelente estratégia para obter informações relevantes sobre o comportamento de seus clientes.

Registro próprio da empresa

Uma ótima ação para conquistar seu próprio banco de dados, é manter um registro básico de seus clientes. Para grandes empresas, isso pode ser um pouco mais difícil, mas não impossível! Basta buscar por alternativas que ajudem a automatizar o processo. Já para pequenos empresários, essa tarefa se torna mais simples, pois sua base de dados poderá ser atualizada com mais facilidade.

Pesquisa profissional

O método mais fácil, seguro, confiável e prático para obter informações sobre o comportamento do consumidor é contar com uma consultoria especializada em diferentes tipos de pesquisas. Essas consultorias possuem equipes com know-how para fazerem levantamentos de dados que podem auxiliá-lo a compreender melhor seu consumidor e o que ele espera de sua empresa.

Como interpretar os dados obtidos e obter insights relevantes para suas estratégias de marketing?

Quando falamos de comportamento do consumidor, saber interpretar os dados é tão importante quanto obtê-los. Afinal, de nada serve uma tonelada de dados se não soubermos o que fazer com eles, certo?

Para interpretar de maneira eficiente os dados obtidos é essencial a compreensão de três principais fatores que afetam o comportamento do consumidor de forma substancial. São eles:

Fator pessoal

Cada consumidor é uma pessoa formada pela sua predisposição biológica e experiências pessoais. Segundo experimentos psicológicos, especialmente aqueles desenvolvidos por Jean Piaget, constataram que mesmo gêmeos univitelinos possuem personalidades diferentes se vivenciarem experiências diferentes. Portanto, o fator de influência mais profundo no comportamento do consumidor é o seu lado pessoal, pois esse leva em consideração, suas necessidades, experiências, desejos e gostos.

Fator cultural

Um conjunto de pessoas pode formar uma sociedade, que por sua vez, pode passar a influenciar culturalmente as necessidades e o comportamento de determinados consumidores. Dentro de um só país, ou até mesmo dentro de uma única cidade, existem diversos grupos subdivididos culturalmente (imigrantes / nativos, religião, localização geográfica, etc.) que possuem comportamentos e necessidades de compra diferentes entre si.

Fator social

Por fim, as diferentes classificações de uma sociedade também contribuem para ditar o comportamento do consumidor. Diferenças etárias, de renda e até mesmo círculos sociais são fatores que influenciam a tomada de decisão do consumidor.

Para realizar uma boa interpretação de dados, é necessário processar as informações obtidas na sua pesquisa levando em consideração esses três fatores. Só assim a equipe de marketing poderá entender bem o comportamento dos consumidores de seus produtos ou serviços, podendo abrir canais de diálogos efetivos e obter mais insights para suas ações.

Benefícios da interpretação de dados

Uma boa análise dos dados de pesquisa pode ajudar o cliente a localizar seus pontos fortes, pontos de melhorias e oportunidades de mercado, apoiando decisões de lançamento de produtos, posicionamento de marcas, entre outros, a partir do olhar, das expectativas e necessidades do cliente.

Entender o comportamento do consumidor, analisar seus aspectos psicológicos, o que ele sente, quais são seus principais desejos, crenças e motivações de consumo é essencial para uma gestão eficiente de qualquer negócio!

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