Quem quer ter sucesso nos negócios precisa conhecer muito bem seu mercado, características e influências. E a fim de conseguir essas informações, é preciso uma pesquisa de mercado para coletar dados.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, coletar informações é um trabalho que deve ser feito minuciosamente e com forte planejamento, iniciando-se com um briefing. Mas afinal, o que é e como elaborar um briefing para ter sucesso em uma pesquisa de mercado?
O que é o briefing de pesquisa de mercado?
Antes de começar a coleta de informações do mercado, é preciso ter informações básicas para poder delimitar o ponto de partida e saber aonde se quer chegar. Para isso é preciso elaborar um documento chamado briefing: um resumo das informações básicas e preliminares para se dar início a um projeto.
O briefing tem enorme importância nessa etapa primeira, que direciona o projeto. É nele onde se encontram as informações sobre a empresa, o produto, os concorrentes e outros dados que podem ser úteis para alcançar os objetivos traçados.
A pesquisa de mercado é um complemento desse briefing, onde é definido o mercado e suas características principais, possibilitando-se a melhor definição do público-alvo e de como sua empresa poderá atingi-lo.
O que o briefing precisa conter para uma pesquisa de mercado?
O planejamento de uma pesquisa de mercado deve-se iniciar com o seguinte questionamento: a quais respostas preciso chegar? A partir disso, é possível criar as perguntas corretas e obter respostas mais adequadas. Os elementos iniciais contidos no briefing de pesquisa de mercado são de suma importância para fazer tais questionamentos, possibilitando a análise do que precisa ser descoberto para melhorar seus resultados.
Em tempos de crise, por exemplo, com a pesquisa de mercado é bastante possível encontrar melhores formas de atuar e encontrar uma solução para manter seus rendimentos, captar sua clientela e vender mais. Assim, vão-se encontrar problemas que ainda não foram localizados e pensados pela empresa, ameaças, oportunidades e até mesmo as melhores maneiras de gerir seus negócios.
E é por esses motivos que é extremamente importante saber o que o briefing precisa conter antes de iniciar o seu planejamento de pesquisa.
Como elaborar o briefing?
Em princípio, saiba que não existe uma receita única para seguir e ter um briefing de sucesso, pois este é um documento individual da empresa. O ideal é adaptar as informações relevantes e criar um briefing adequado para a sua organização.
A partir desses dados básicos, você será capaz de julgar e analisar o que será importante para seus negócios e aquilo que pode ser desconsiderado, ao menos no momento.
Na elaboração geral do briefing ele precisa conter informações importantes e cruciais, como o ramo de atividade da empresa, seus principais produtos, incluindo características, produção e outras informações relevantes, histórico da empresa, o posicionamento e a imagem que ela já possui no mercado.
Números também são importantes, como por exemplo, a quantidade de clientes atendidos, a prospecção, produção diária e mensal, a demanda atendida, capacidade máxima de produção, faturamento, região que a empresa abrange, seus concorrentes diretos e indiretos, e outras pesquisas feitas anteriormente.
Ele também poderá conter outros dados que sejam relevantes para análise.
O briefing é um documento importante e adaptável de acordo com a empresa, por isso ele não possui uma receita básica para ser produzido. A partir dessas dicas, analise o que é importante conter no briefing de sua empresa. Com isso sua empresa já terá um documento para analisar e encontrar os questionamentos ideias para dar início à pesquisa de mercado.
Que perguntas deve conter o briefing?
A fim de elaborar um bom briefing, há algumas perguntas que são modelares. Elas podem ser divididas em tópicos de interesse ou abrangência. Veja a seguir alguns exemplos:
1) Histórico
– Como funciona o seu mercado de atuação?
– Conte-nos um pouco sobre a sua empresa/marca/produtos/serviços.
– Cite outras informações relevantes.
2) Objetivo(s) da Pesquisa
– Quais são os objetivos da pesquisa?
– Qual é o problema que a sua empresa está enfrentado no momento?
– Qual a necessidade que sua empresa possui para contratar um projeto de pesquisa?
– O que você espera ver resolvido depois da pesquisa?
– Quais perguntas a pesquisa deve responder?
3) Padrão de Ação
– O que sua empresa fará com o resultado da pesquisa? Quais ações serão tomadas a partir do resultado da pesquisa?
4) Questões Específicas (ou Áreas de Investigação)
– Existem informações específicas que sua empresa precisa obter com a pesquisa? Cite-as. (Por exemplo, se o preço está adequado frente aos concorrentes?)
5) Público-Alvo
– Quem deverá responder a pesquisa? Qual é o seu público de interesse?
– Descreva o perfil desse público.
– Existe uma estimativa da amostra (número de pesquisados)?
6) Áreas Geográficas
– Quais cidades o estudo deverá cobrir?
7) Limitações de Prazo e Custo
– Existe uma verba de investimento definida para o projeto? Qual?
– Existe um prazo de execução definido para o projeto? Qual?
Ainda tem dúvidas do que o seu briefing precisa conter? Traga suas dúvidas nos comentários. Quem sabe podemos ajudá-lo?