Movimento Por Um Trabalho Com Sentido twitter Linkedin Facebook
Oficina da Estratégia

Blog

06/07/2017

Como avaliar a gestão escolar e trazer melhorias para o ensino?

Escrito por Eveline Jannarelli

Como avaliar a gestão escolar e trazer melhorias para o ensino?

Uma boa gestão escolar é muito mais do que simplesmente garantir um ensino de qualidade. Esse é um dos objetivos, talvez o final e mais importante, mas se responsabilizar por uma escola significa promover transformações em diversos setores da sociedade, com responsabilidade, eficiência e qualidade. Por isso, é importante que você saiba como avaliar a gestão escolar.

A avaliação é uma das etapas mais importantes do planejamento estratégico, que deve estar presente na realidade de uma escola. Ele é composto por quatro fases principais:

  • Diagnóstico: é nessa fase que os gestores levantam a situação atual da instituição. Identificando sua imagem no mercado, pontos fortes e fracos, posicionamento dos concorrentes. Nessa fase, a utilização de pesquisa é fundamental.
  • Definição de metas: esse é o momento de estabelecer as metas e os objetivos estratégicos a serem cumpridos;
  • Execução: as atividades para o ano letivo são detalhadas e executadas da forma como foram planejadas. Aqui é importante ter uma metodologia para gestão dos planos de ação desenhados.
  • Avaliação: trata-se do momento de rever se a estratégia traçada foi adequada e se precisa de adaptações. Nessa fase, a pesquisa também é uma ferramenta indispensável para acompanhamento.

Assim, a avaliação da gestão escolar deve estar ligada às atividades realizadas pela escola e às condições que ela oferece aos alunos e aos públicos que atinge. Veja alguns dos principais aspectos a serem considerados na avaliação:

Qualidade do corpo docente

Os professores são responsáveis por transmitir os conhecimentos e a filosofia da instituição para os alunos. Por isso, seu papel é fundamental e deve ser avaliado rigorosamente a cada ano.

A avaliação do corpo docente deve ser feita pelos gestores, mas também é necessário que haja um momento no qual as opiniões dos alunos e de seus pais também sejam levadas em consideração.

Um dos grandes desafios atuais é ir além da avaliação e implantar PDIs (Plano de Desenvolvimento Individual) para que os professores possam participar de um processo de desenvolvimento continuo.

Relacionamento com o entorno da escola

Uma escola não se encerra no limite de seus muros. Toda a comunidade em torno dela é atingida por suas ações, relativas aos aspectos educacionais, esportivos ou mesmo relacionadas aos cuidados com a natureza.

A escola tem por objetivo influenciar de forma positiva a vida do bairro no qual se encontra, cuidando das calçadas e da área verde em seu entorno, promovendo eventos e incentivando que os moradores matriculem seus filhos na instituição.

Condições de infraestrutura

As escolas atuais não podem se limitar ao plano de ensino propriamente dito. É preciso oferecer condições para que os alunos se desenvolvam. Por isso, a avaliação deve levar em conta aspectos como equipamentos tecnológicos, espaços inovadores em sala de aula, áreas verdes, área de convivência e uma arquitetura que favoreça a colaboração e desenvolvimento de projetos.

Gostou de saber como avaliar a gestão escolar? Então não deixe de levar essas dicas em consideração. Você vai ver que é possível fazer uma avaliação mais completa, que ajudará muito no cumprimento dos objetivos da escola. Ficou com alguma dúvida ou quer dar alguma sugestão sobre o assunto? Deixe seu comentário ao final!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *