Movimento Por Um Trabalho Com Sentido twitter Linkedin Facebook
Oficina da Estratégia

Cases

Cases

ACONTECER na BUNGE – Pesquisa para entender o contexto e Workshop para apoiar caminhos futuros

06-bungeA Oficina da Estratégia iniciou o seu o projeto com uma pesquisa quantitativa com o objetivo de entender a satisfação dos clientes internos com os serviços oferecidos pela área jurídica. Após a consolidação do resultados e criação do painel de indicadores, demos o passo seguinte: a realização de um workshop para visualização de futuro e construção de planos de ação.
Visando tornar o conteúdo da pesquisa efetivamente aplicável no dia a dia do cliente, a Oficina da Estratégia oferece
técnicas de dinâmicas de grupo para estruturação de planos de ação e acompanhamento dos resultados.
Nesse projeto, utilizamos a metodologia do World Café para condução das rodas de conversa da equipe interna. Além disso, o encontro é planejado visando explorar as causas dos pontos fortes e fracos avaliados pela pesquisa. E ainda utilizamos a facilitação gráfica para apoiar a colheita das ideias e assim aproveitar ao máximo a inteligência coletiva do grupo.

PESQUISAR com a MVL e entender o contexto de uma comunidade.

19-mvlA Oficina da Estratégia realizou um projeto para avaliação e diagnóstico de uma comunidade caiçara na região de Santos (SP) em parceria com a MVL Comunicação. Desde o início do projeto, a Oficina se preocupou em formar uma equipe de campo com perfis multidisciplinares (psicológos, antropólogos e outros profissionais), assim como alocar pesquisadores com conhecimento nos temas envolvidos (meio-ambiente, comunidades de pescadores e inclusão social). A coleta de dados foi realizada por um estudo misto (quantitativo e qualitativo). Nossos pesquisadores ficaram na região por cerca de uma semana e nesse período realizaram a aplicação de questionários, entrevistas em profundidade e observação etnográfica. Posteriormente, foi realizada uma roda de conversa com os moradores, apoiada pela Escola de Diálogo. No final do projeto, desenvolvemos uma relatório com o diagnósticos da região, assim como com conclusões e recomendações para a relação empresa-comunidade.

PLANEJAR com a FINEP – Apoiando o nascimento de empresas…

Logos Clientes Site Oficina-02

O programa Prime (Primeira Empresa Inovadora) da FINEP entrou em operação no ínicio de 2009. Seu objetivo é criar condições financeiras favoráveis para que um conjunto significativo de empresas nascentes de alto valor agregado possa consolidar com sucesso a fase inicial de desenvolvimento dos seus empreendimentos.

A Oficina da Estratégia apoiou o inicio de três empresas incubadas pela programa, são elas: Zuggi, Angoera e Comaltech. O trabalhou da Oficina consistiu no desenvolvimento de um planejamento estratégico de marketing e comunicação para o lançamento dos produtos/serviços dessas empresas. Nossa metodologia de planejamento estratégico envolveu as seguintes etapas:

1. Avaliação do Micro e Macro Ambiente | 2.Pesquisa de Mercado | 3.Análise SWOT e Diagnóstico |4. Definição de Objetivos e Estratégias |5. Definição do Mix de Marketing (4Ps) | 6. Plano Tático |7. Cronograma |8. Orçamento