O planejamento de marketing é uma atividade essencial para todas as empresas que buscam evoluir e conquistar mais espaço de mercado e deve ser baseado em informações sólidas e estratégias precisas para trazer os resultados esperados.

Mesmo com tamanha importância, muitas empresas negligenciam esta etapa, não dando a atenção devida à sua construção e apoiam-se sobre dados inconsistentes ou sem proveniência de qualidade. Pensando nisso, elaboramos as dicas abaixo para te ajudar na construção de um bom planejamento de marketing.

Identifique o seu problema e desafio

É muito importante que esteja muito claro para todos os envolvidos na construção do planejamento de marketing qual é o problema que se busca sanar, como o baixo volume de vendas ou a baixa retenção de clientes.

Para facilitar o a elaboração do planejamento, monte um descritivo completo e detalhado dos problemas para que se busquem soluções, pois isto irá nortear toda a construção, elaboração de metas, objetivos e estratégias a serem adotadas.

Analise seu mercado

Este ponto é fundamental e, junto com a descrição da problema, irá nortear a definição de metas e objetivos de seu planejamento de marketing. Como já dissemos anteriormente, é imprescindível que estas pesquisas sejam realizadas com uso de fontes confiáveis, como revistas reconhecidas em seu setor de atuação ou pesquisas desenvolvidas por consultorias especializadas. Vale lembrar que num cenário dinâmico de mercado também é preciso ter dados atualizados.

Quando falamos em análise de mercado devemos ter em mente pontos-chave como: situação econômica do segmento, verificando se está em ascensão ou queda; as práticas de seus concorrentes, pesquisando o que estão fazendo; os preços que praticam e as áreas que eles são mais fortes; a demanda de seu produto por seus clientes e, o mais importante de tudo, pesquisar a fundo quem são seus clientes, qual o seu comportamento no processo de compra, a percepção que têm em relação à sua marca,  o que pensam, gostam e valorizam.

Trace objetivos e metas tangíveis

Muitos pensam que é a mesma coisa, porém, não é. O objetivo é o ponto final no qual se pretende chegar após a aplicação do planejamento de marketing, já as metas são resultados pontuais que precisam ser alcançados para que o objetivo seja efetivamente atingido.

Neste momento é fundamental manter os pés no chão, afinal, de nada adianta traçar metas impossíveis ou um objetivo que não poderá ser alcançado. As metas e o objetivo devem ser desafiadores e estimulantes para a sua equipe, logo não podem ser muito fáceis de serem obtidos.

Prepare sua equipe

Apresentar o planejamento previamente à sua equipe é uma boa forma de minimizar possíveis erros, afinal, quem melhor do que sua equipe de vendas para te passar uma posição de como está sendo a receptividade de seu produto pelos clientes?

Ao fazer esta apresentação, você poderá descobrir que, além da problema central que deve ser sanado, existem outros pontos que precisam ser melhorados para que sua empresa possa vender mais.

Monte seu plano de ação

Com todas as informações em mãos, é hora de sentar e analisar os dados de mercado, bem como todas as informações que você obteve até o momento e definir quais serão as ações que serão realizadas para alcançar cada meta decidida anteriormente e alinhá-las de forma lógica, fazendo com que rumem todas ao ponto final estabelecido pelo objetivo.

É importante que, além de convergirem a um mesmo ponto, suas ações possam ser mensuráveis através de dados sólidos, evitando dados como “a percepção de nosso produto era ruim, mas agora está boa”, buscando meios de transformar esta informação em números e estatísticas.

Em seu plano também devem constar os detalhamentos de cada ação, descriminando objetivos individuais e gerais, materiais, procedimentos, prazos e responsabilidades de forma clara e objetiva, pois seu plano de ação terá sucesso somente se todos estiverem cientes do que deve ser feito, quando deve ser feito e a quem será o responsável por acompanhar cada etapa do processo.

Acompanhe cada etapa

E por fim, ao se implanta o planejamento de marketing, acompanhe o desenvolvimento de cada etapa de perto, pois é muito comum que estratégias tenham que ser revistas durante o processo.

Gostou de nosso post com estas dicas para você elaborar um planejamento de marketing? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários e participe desta conversa!