Movimento Por Um Trabalho Com Sentido twitter Linkedin Facebook
Oficina da Estratégia

Blog

06/07/2017

5 filmes sobre educação para se inspirar e melhorar o ensino em escolas

Escrito por Eveline Jannarelli

5 filmes sobre educação para se inspirar e melhorar o ensino em escolas

A educação é um tema instigante e que nunca sai de moda. Afinal, é por meio dela que podemos solucionar os problemas de um país, especialmente do Brasil.

Quando começamos a discutir sobre o tema, sobretudo com pessoas que se dedicam a estudá-lo, sempre encontramos falas apaixonadas e ânimos inflamados. Nessas discussões, comumente nos vemos diante da inquietante questão: e nosso modelo de ensino, como vai?

Para que possamos ponderar pontos de vista e amadurecermos nossa postura acerca desse tema, é sempre bom deter o máximo de informação possível, sobretudo de como a educação funciona nos mais diversos países, a fim de termos pontos de comparação. Para isso, um bom filme é sempre uma maneira muito agradável de conhecermos diversos ângulos sobre um tema.

Assim, preparamos uma lista com 5 filmes sobre educação para você se informar, se entreter e se inspirar! Vamos lá?!

1. Entre os muros da escola

Filme francês mostra explicitamente os choques cultural e social que ocorre em uma sala de aula composta por etnias diferentes. Nesse ambiente, o professor tem o desafio de unir seus alunos no âmbito do conhecimento, diante de diferenças comportamentais.

A história é baseada no livro de François Bégaudeau, o protagonista da narrativa, e mostra a dura e conflituosa convivência entre professores e alunos, que, em alguns casos, culmina em desrespeito e agressividade.

Além disso, o filme deixa evidente como é difícil trabalhar com um projeto pedagógico quando conflitos além da sala de aula interferem na prática docente.

2. Waiting for superman

Esse é um dos filmes mais emblemáticos sobre a educação no mundo! Ele nada mais é do que um documentário cujo foco é a crise da educação pública dos Estados Unidos.

O filme conta a história de 5 crianças que estão aguardando vagas no sistema de ensino americano. Ele mostra como, na maioria das vezes, o sistema pratica a exclusão social de jovens carentes que querem ter uma educação gratuita de qualidade.

Mais especificamente, o documentário expõe a falta de verba para o ensino público, o absurdo dos sorteios para a admissão de alunos em escolas de qualidade e a baixa remuneração dos educadores. Esses e outros fatores acabam fortalecendo a desigualdade social na própria escola.

Para quem acha que a educação é um problema exclusivo do Brasil, assistir a esse filme trará uma nova perspectiva sobre a realidade do dito primeiro mundo.

3. Sociedade dos poetas mortos

Esse longa-metragem norte-americano apresenta a história de um professor de poesia que, recém-chegado a um colégio nos moldes de internato, causa revolução por meio do questionamento dos valores tradicionais e conservadores vigentes.

Dessa forma, os alunos são incentivados a serem livres pensadores! Isso faz com que eles entendam a importância da literatura e das artes dramáticas.

A história mostra como a relação professor-aluno pode ser saudável apesar de o ensino ser baseado em uma sociedade autoritária, tanto na escola quanto no ambiente familiar.

4. A educação proibida

“A educação proibida” é um dos filmes sobre educação mais ricos em conteúdo! O longa argentino foi produzido de forma independente e mostra 45 modelos de ensino diferentes dos convencionais.

O documentário problematiza a escola moderna. Ele conta com a contribuição de mais de 90 educadores que convidam à reflexão de que é preciso repensar as metodologias tradicionais, além de valorizar a diversidade e a liberdade pedagógica.

O filme foi custeado por um financiamento coletivo e pode ser encontrado na internet de forma gratuita.

5. Quando sinto que já sei

 

Esse filme também foi custeado por financiamento coletivo. Seu objetivo é mostrar práticas inovadoras na educação brasileira.

Assim, ele passa por 8 cidades do país em que há escolas com propostas educacionais distintas do modelo tradicional, mostrando as propostas implementadas. Ao longo de seu desenvolvimento, apresenta depoimentos de alunos, educadores e pais.

Assistir a esse documentário é indispensável para quem quer conhecer um pouco mais sobre iniciativas inovadoras na educação do Brasil, que já começou o movimento em prol da mudança em nosso sistema de ensino.

E você, já escolheu qual ou quais filmes sobre educação de nossa lista assistirá?

Para estar sempre por dentro das discussões e notícias acerca da Educação, assine nossa newsletter e saiba de tudo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *